Conhece os diferentes tipos de elevadores e plataformas elevatórias para pessoas, automóveis e cargas?!

Conhecemos o elevador como um meio de transporte vertical, que nos leva de um piso a outro em apenas alguns segundos. No entanto, nem sempre foi assim! Desde os primórdios: do funcionamento a vapor, até à eletricidade, este meio viajou por um longo caminho.

Atualmente, as exigências vão muito para além do simples transporte. Cada projeto é diferente, nomeadamente em termos de espaço, mas todos exigem conforto, segurança, funcionalidade, performance e design.

Assim, apresentamos-lhe os diferentes tipos de elevadores, e de plataformas elevatórias, independentemente do tipo de carga (pessoas, veículos ou outros) que existem para tornar o nosso dia-a-dia muito mais despreocupado.

Está preparado para conhecer o fantástico mundo dos elevadores e das plataformas elevatórias?!

 

De onde surgem os Elevadores e as Plataformas Elevatórias?!

Este meio de transporte surge, obviamente, da simples necessidade de movimentar verticalmente e de forma mais fácil cargas e pessoas. As suas origens remontam aos egípcios, que o utilizavam para transportar água do rio Nilo até às povoações, e pela elite romana, que utilizava plataformas suspensas para transportar pessoas e materiais pesados, numa cabina vertical, movida a tração animal ou mesmo humana!

 As constantes evoluções, maioritariamente ao nível dos sistemas de segurança, permitiram que o uso do elevador fosse melhorado e, adaptado ao transporte de pessoas e evoluísse gradualmente até se transformar no meio de transporte seguro que conhecemos nos dias de hoje.  

  

Que tipos diferentes de Elevadores e Plataformas Elevatórias existem?

Inicialmente, a tecnologia associada aos elevadores era bastante básica: os “elevadores” funcionavam através da utilização de um simples sistema de roldanas, que o puxavam a partir de um piso superior. Com as devidas adaptações, seguranças e inovações. este é ainda o “principio base” dos elevadores mais tradicionais: os elevadores elétricos cuja máquina se localiza numa casa de máquinas no piso superior. No entanto, agora, existem soluções adaptadas a qualquer edifício ou necessidade! As novas opções permitem, por exemplo, otimizar todo o espaço existente, e tornar o elevador num meio de transporte mais sustentável, facilitando a vida nas grandes cidades e, ainda, manobrar cargas da forma mais prática.

Ficou curioso?! Vejamos, então, os diferentes tipos de elevadores e plataformas elevatórias que existem e que implementamos nos nossos projetos.

 

Elevadores hidráulicos sustentáveis

As cidades, para além de se tornarem maiores e mais inteligentes, têm o dever de se tornar mais sustentáveis. No entanto, a mobilidade deve manter-se eficiente, confortável e segura.

Os elevadores hidráulicos são uma evolução com melhorias significativas, relativamente à tecnologia mecânica. Beneficiam o conforto e o consumo energético, mas sem nunca abdicar da performance! Este patamar consegue atingir-se graças à utilização de fluídos biodegradáveis, tornando-os mais leves e reduzindo a potência e o consumo necessários.

 Num artigo anterior, abordamos a questão dos elevadores na era da sustentabilidade... consulte aqui!


Elevadores para espaços reduzidos

Quando se coloca um elevador tradicional num edifício que já está completamente construído, pode não haver o espaço para colocar uma casa das máquinas.

No entanto, este aspeto já não é um problema, graças à existência de soluções que não necessitam de casa das máquinas. Conheça aqui uma solução alternativa aos equipamentos tradicionais, para edifícios com pouco ou sem espaço.


Plataformas elevatórias para edifícios antigos ou moradias unifamiliares

Quando adquirimos uma nova casa, muitas vezes esquecemo-nos dos desafios e obstáculos que a vida se encarrega de nos apresentar. O fator mobilidade não pode nem deve ser um obstáculo à “casa dos nossos sonhos”, mas, e se a nossa casa não apresentar a melhor solução? Instalar um elevador ou uma plataforma elevatória numa moradia ou edifício já existente pode parecer uma tarefa quase impossível, E era... com os elevadores tradicionais!

No entanto, neste momento, existem soluções que permitem ultrapassar barreiras arquitetónicas, melhorar as acessibilidades de forma prática e sem sacrificar a arquitetura e fluidez dos edifícios.  Esta é também a solução ideal para a reabilitação de edifícios antigos, localizados em centros históricos e onde reabilitar é sinónimo de preservar.

Consulte aqui o nosso artigo anterior, sobre este tema, e saiba tudo sobre este tipo de projetos.


Plataformas de Carga para os seus negócios

No setor industrial e, também, em alguns serviços, os limites de carga dos elevadores têm de ser, por necessidade, mais elevados. É aqui que surgem os monta-cargas. Equipamentos fabricados à medida de cada necessidade de transporte, e adaptados a cargas específicas.

As plataformas de cargas, são utilizadas quando é necessário transportar verticalmente cargas não acompanhadas. Veja aqui alguns exemplos de monta-cargas, assim como um projeto que iniciámos este ano.


Plataformas automóvel para as necessidades de estacionamento

O cenário é bastante simples: começaram a existir cada vez mais carros, e o espaço horizontal das cidades nem sempre pode crescer. Qual é a solução? Obviamente, sistemas verticais!

Os sistemas de estacionamento verticais, estão a ser implementado em cidades por todo o mundo, pois permitem colmatar as necessidades de estacionamento nos meios urbanos. São sistemas que variam bastante consoante as necessidades, e que podem ser automáticos ou mecânicos e robotizados. Conheça algumas destas soluções e dos nossos projetos aqui!

Adicionalmente, as plataformas de estacionamento verticais, podem ser instalados em moradias. Assim, pode ter lugares de estacionamento perfeitamente acessíveis, sem sacrificar a arquitetura e a paisagem! Conheça as nossas plataformas invisíveis aqui!

 

Apesar de existirem claras diferenças entre estas categorias, cada um destes elevadores e plataformas elevatórias são únicos. Únicos na necessidades, exigência, praticidade e design. Nos Ascensores do Oeste, trabalhamos diariamente para que o transporte de pessoas, veículos ou cargas, seja o mais seguro, eficiente, confortável e arquitetónico possível. Qualquer que seja o edifício, carga ou o negócio. Dê-nos a conhecer o seu projeto, e contacte-nos.


Já é nosso cliente?

Ajude-nos a melhorar, preencha o nosso inquérito de satisfação!!

 

Copyright © 2021 Ascensores do Oeste | Todos os direitos reservados

Made with ❤ by Paipeláine - Marketing Solutions

Logo 1 Logo 2 Logo 3 Logo 4