Bem-vindo à cidade do futuro (WÖHR)! Parte 4: As alterações climáticas e a sustentabilidade!

Chegamos à parte 4 do nosso artigo. Desta vez exploramos os desafios relacionados com questões como as alterações climáticas e a sustentabilidade. Pode ainda consultar as partes anteriores do nosso artigo nos respetivos links: Parte 1, Parte 2 e Parte 3.

As alterações climáticas, a escassez de recursos e as questões ambientais, económicas e sociais daí resultantes são os maiores desafios do nosso tempo.

A cidade do futuro será, por conseguinte, focada na sustentabilidade. Minimizar as emissões e o consumo de recursos é essencial para metrópoles funcionais e habitáveis.

No interesse de uma interação funcional entre as pessoas, a tecnologia e o ambiente, o tema da mobilidade sustentável desempenha um papel central na cidade do futuro.

A densificação do espaço de estacionamento com soluções da Woehr sempre fez sentido do ponto de vista ecológico. Porque o parque de estacionamento e os Woehr Combilift não só requerem menos espaço do que as soluções de estacionamento convencionais. Mesmo durante a construção, é necessária menos escavação, menos área de superfície é impermeabilizada e ainda são utilizados menos materiais nocivos para o ambiente na construção.

 

Woehr Combiparker vs Estacionamento Convencional

O Sistema de estacionamento Woehr Combiparker introduz um conceito revolucionário na área do estacionamento. Fornecendo até 5 níveis de estacionamento que podem ser projetados com total flexibilidade com 4 níveis acima ou 4 níveis abaixo do nível de entrada. Conta ainda com três larguras de plataforma, oito alturas disponíveis do veículo.

Para mostrar a diferença de gastos de recursos entre o sistema de estacionamento Woehr Combiparker e um estacionamento subterrâneo convencional, compararam-se as duas opções com 40 lugares cada. Este foi o resultado!

Soluções de carregamento para um futuro sustentável

A mobilidade elétrica é um tema de bastante importância, especialmente pelo facto de a neutralidade carbónica ser uma das grandes preocupações mundiais. E, efetivamente, é uma mudança que visa um futuro mais sustentável.

Novas soluções, levantam novos desafios. Quanto mais carros elétricos existem, maior é a necessidade de infraestruturas que asseguram a viabilidade deste tipo de mobilidade. Um excelente exemplo disso são as estações de carregamento.

Todos os veículos precisam de ser abastecidos. Seja com combustíveis tradicionais ou, neste caso, com eletricidade. Assim, como os postos de combustível tradicional, existem estações de carregamento para veículos elétricos.

Desta forma, o nosso parceiro Woehr criou o sistema Woehr EV-Charging Parking Systems, que permite adicionar uma estação de carregamento ao sistema de estacionamento já instalado anteriormente, permitindo adotar a mobilidade elétrica, sem comprometer o estacionamento seguro e conveniente dos veículos.

 

Woehr Parklift 450 - Declaração ambiental

Cada vez mais proprietários de edifícios, investidores e autoridades locais estão a exigir a divulgação da sustentabilidade dos imóveis - e, portanto, também das suas soluções de estacionamento - desde a aquisição de matérias-primas até à subsequente reciclagem de materiais. O sistema Woehr Parklift 450 é o primeiro elevador mecânico de estacionamento do mundo a ter uma declaração ambiental (EPD) de acordo com a norma ISO 14025. Para a mobilidade sustentável de uma nova era.

 

Porque é esta declaração ambiental tão importante?

A construção sustentável e a mobilidade sustentável são vitais. As declarações ambientais de acordo com a norma ISO 14025 desempenham um papel importante, especialmente no sector imobiliário. Constituem a base de informação para a avaliação do ciclo de vida e são necessárias para a certificação de sustentabilidade dos edifícios. Está provado que as soluções automáticas e mecânicas de estacionamento, como os elevadores de estacionamento Woehr, contribuem enormemente para a redução da pegada ecológica.

A exigência de uma declaração ambiental já faz parte do processo de concurso para muitos projetos de construção. Os arquitetos e projetistas utilizam essas declarações para calcular a avaliação do ciclo de vida dos edifícios e, assim, obter a certificação de sustentabilidade para o seu edifício.

Não só por razões ambientais, mas também para melhorar a avaliação e a comercialização do edifício.

 

Nova superfície de plataforma – Inovação amiga do ambiente

Ao avaliar a compatibilidade ambiental de um produto, o foco não está apenas na longevidade desejada, mas também nas emissões de CO2 que são incorridas para alcançar essa longevidade.

A Woehr encontra-se a efetuar um trabalho pioneiro nesta área: a partir de outubro de 2023, as plataformas de condução Woehr serão protegidas contra a corrosão através de um processo de revestimento inovador. As superfícies com um revestimento especial feito de uma liga de zinco-alumínio-magnésio são mais resistentes à corrosão e resilientes do que o aço galvanizado por imersão a quente. Além disso, a sua pegada de carbono é 70% menor, uma vez que o percurso de transporte até à fábrica de galvanização é eliminado e o processo de fabrico é significativamente mais amigo do ambiente. Outra vantagem deste tipo de revestimento é o efeito de autorregeneração que se instala de forma independente em arestas, costuras, perfurações ou riscos e evita de forma eficaz os danos causados pela ferrugem a longo prazo.

 

Estacionamento discreto com vantagem climática. – Conheça o projeto Calle Apolonio Morales, em Madrid

O edifício de escritórios Apolonio Morales 29, em Madrid, tem a certificação LEED Platinum de edifício verde. Uma das principais características de eficiência do edifício é a integração de um sistema de estacionamento e de um sistema geotérmico.

O edifício é um excelente exemplo de construção ecológica e de eficiência energética. A ventilação e o ar condicionado das salas são asseguradas, por energia geotérmica e energia solar.

Uma nova solução de estacionamento, que poupa espaço e energia, também faz parte do conceito de renovação. Devido às condições climatéricas de Madrid, era necessária uma solução que funcionasse no subsolo e fosse integrada no circuito de ar condicionado do edifício. Para esta tarefa exigente, a Woehr foi escolhida como parceiro inovador.

As plataformas de estacionamento foram equipadas com estações de carregamento elétrico. O revestimento da placa de cobertura foi adaptado ao revestimento do pavimento da área exterior, de modo que os elevadores de estacionamento sejam invisíveis fora dos processos de estacionamento. O destaque do projeto é que a cobertura de betão dos elevadores funciona como um permutador de calor geotérmico, com o qual se pode obter energia adicional para o ar condicionado do edifício.

 

Qualquer que seja a solução que o seu projeto careça, nós temos os equipamentos que se podem adaptar. Contacte-nos e fale-nos do seu projeto!


Já é nosso cliente?

Ajude-nos a melhorar, preencha o nosso inquérito de satisfação!!

 

Copyright © 2025 Ascensores do Oeste | Todos os direitos reservados

Made with ❤ by Paipeláine - Marketing Solutions

Logo 1 Logo 2 Logo 3 Logo 4